sábado, 27 de abril de 2013

Recheio de maracujá para bombom







Quase todos os passos para o preparo do bombom... a fruta (maracujá), o preparo de chocolate, as casquinhas de chocolate cheias, o bombom depois de pronto, o bombom partido, e o bombom pronto para ser vendido... só faltou a fotos dele sendo fechado, colocado na geladeira para endurecer e deixar esbranquiçar a forminha para poder desinformar.

Eu faço vários sabores... então eu faço poucos de cada um... veja essa receita que dá para 12 bombons de maracujá, se quiser mais é só ir multiplicando a receita:

- 100 g de chocolate branco fracionado (Eu uso da marca Harald cobertura Top), mas tem o Melken da mesma marca mais indicado ainda para recheio, pois é o nobre dessa marca e se é para recheio não precisa fazer a temperagem. 
- 1/4 de creme de leite
- 1/4 de suco de maracujá. Eu bato a polpa no liquidificador e peneiro, sem acrescentar água, apenas o suco do maracujá. Ou se preferir acrescenta um suco concentrado de garrafa ou caixa...
Eu coloco o chocolate e o creme de leite juntos. Depois de derretido e bem misturados, acrescento aos poucos o suco de maracujá e está pronto.

Essa é uma receita boa para quem está começando, pois se não der certo estraga pouco. E também para quem quer fazer poucos bombons. Então, mãos no chocolate!

Bombons na casca do maracujá


 
 

 Fiquei pensando em uma mesa decorada com bombons dentro de cascas de maracujá... acho que iria ficar bonito... com aquele aroma!
 Prefiro fazer os bombons com recheio de frutas, ficam mais gostosos...












































































domingo, 14 de abril de 2013




       Esses são bombons trufados de maracujá e brigadeiro.



Um dos segredos para alguma coisa que fazemos dar certo é sermos persistentes... fazer... fazer até chegar ao ponto certo. Temos que perder o medo de colocar a mão no chocolate. E o lado bom é que se errarmos é só derreter tudo e recomeçar!

Deixa a “sujeira” gostosa rolar o importante é aprender... fazer...

Até agora confesso que só trabalhei com chocolate fracionado, inclusive para fazer recheio e não tive reclamações. Claro, vou ainda, qualquer dia desses fazer com chocolate nobre. Vai ser uma nova etapa de aprendizado. Mas, obvio se uma pessoa der preferência a outro chocolate, faço com o que for pedido.

Nunca fiz trufas, faço bombons trufados e recheados. Mas as pessoas chamam trufas - aprenderam assim – e eu que vou contrariar?

Pensei que o que eu fazia era trufa, porque também aprendi assim, depois é que fui aprendendo as diferenças. Mas quando tenho chance explico as diferenças. Claro que tem aqueles que realmente querem cada coisa no seu devido lugar...

Trufa é feita com recheio de chocolate consistente, banhada de chocolate e passada no cacau e tem formato de docinho tradicional.

Bombom trufado é feito com recheio de chocolate mais mole e um sabor e com casquinha de chocolate feito em forma.

Bombom recheado é feito com recheio de leite condensado e um sabor e casquinha de chocolate feito em forma.

Em todos você pode adicionar um sabor...


segunda-feira, 8 de abril de 2013


Olha que lindo... caixinha de coração com bombons de brigadeiro e morango... para presente fica um amor! Essa é uma caixinha que cabe apenas 4 bombons, mas se a pessoa é doidinha por chocolate tem que ser uma caixa bem maiorrrrrrrr

Meus bombons



Foi assim que eu comecei ano passado... os bombons embrulhados no papel celofane e fitilho branco com bolinha azul... agora já estou embrulhando com outras cores, depois mostro! Mas se a pessoa quiser mudo a decoração de acordo com o pedido. Eles também podem ir em cestas, caixas, saquinhos decorados, em que a imaginação permitir...




sábado, 6 de abril de 2013

Quando iniciei no chocolate






Iniciei no chocolate, mas não foi a primeira vez, há alguns anos atrás tinha tentado trabalhar com chocolate, mas não deu certo... não consegui fazer os bombons nas formas, dava tudo errado eu fazia maior sujeira e perdia a paciência...

Mas o fato é que eu não tinha realmente me comprometido com o chocolate... não tinha lido sobre... pesquisado sobre... não me dedicava. Tudo que a gente pensa em fazer tem que ter dedicação: leitura, cursos, pesquisa... curiosidade, criatividade, ousadia... erros e acertos... tem que gostar muito do que faz. É preciso escolher algo que se tenha vontade, garra para lutar por isso!

Não é aconselhável fazer algo apenas porque outra pessoa está fazendo e ganhando dinheiro isso não é garantia que a gente vá ter o mesmo sucesso.

Só depois que eu fiz um mini curso daqueles que agente faz numa tarde ou numa manhã, mas que me deu uma base para iniciar no chocolate e conseguir. Bem, não consegui facilmente continuei errando, contudo foi um ótimo passo...

Ver de perto o lado prático faz toda a diferença... Quantas vezes for necessário... Ou até que nos sintamos ousados para fazer nossas próprias experiências...

Meu chocolate ficava com ar e aparecia uns buraquinhos, não saia direito da formas, se quebravam... ufaaaaaa

Um pouquinho de sufoco... aí o tempo foi passando e fui me dedicando e a coisa foi dando certo e agora eu faço numa boa. Pena que eu não fotografei minhas tentativas de fazer guloseimas de chocolate!

Sou aprendiz de chocolate!

E num mundo tão competitivo temos que ser pra lá de criativos...

Na foto a cima as casquinhas dos chocolates estão lindas, eu acho, aí é quando eu acertei... faz parte de uma das primeiras fotos depois dos erros kkkkkkk... ah a data está errada, na verdade a foto é de 2012, quando eu comecei. E a máquina está mal programada.


Patricia Carvalho.